Muitos criticaram a Jabulani. Outros disseram que ela não era tão ruim assim. Elogios foram poucos, bem poucos, e vieram não de quem não joga futebol, mas de quem protesta contra a crueldade com os animais.
A organização PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, na sigla em inglês) vai promover na quinta-feira,08, em Joanesburgo, um evento para agradecer pelo fato de a bola da Copa do Mundo ter sido produzida sem utilizar couro de origem animal, com 32 modelos nus com o corpo pintado com as cores das bandeiras os países participantes do Mundial.
A PETA também agradeceu a alguns fornecedores de material esportivo por produzirem chuteiras que também não são feitas com material de origem animal. A entidade também declarou-se “fã” de nove jogadores da Copa que calçam chuteiras de material sintético: Robinho, Cristiano Ronaldo, Deco, Steven Gerrard, Cesc Fabregas, Javier Mascherano, Mesut Özil e Andreas Iniesta.
“Nós parabenizamos a Fifa pela decisão de banir as bolas de couro bovino dos gramados”, disse o diretor da PETA, Jason Baker.
Segundo a organização, a maior parte do couro utilizado na produção de bolas e chuteiras vem de países sem leis contra maus-tratos de animais, como China e Índia, cujo couro é retirado de bois e vacas submetidos a mutilações, queimaduras e exposição a doenças diversas.
Fonte: Globo Esporte