As pessoas que cuidam de animais abandonados podem receber o “bolsa cão” no Rio Grande do Sul. É uma ajuda de custo de R$ 10 por dia para quem abriga cachorros em situação de emergência.
A ideia do decreto, que saiu no Diário Oficial da Prefeitura de Porto Alegre, é oferecer uma verba para que pessoas ou abrigos cuidem dos animais provisoriamente. O “bolsa cão”, como é chamado, vai ser disponibilizado só em situações emergenciais, como aconteceu em agosto, quando um dique rompeu no bairro Sarandi, na zona norte da capital gaúcha.
A água invadiu cerca de 400 casas, como explica a secretária dos direitos do animais Regina Becker.
“24 horas, 250 animais vieram parar nas nossas mãos vítimas do alagamento do bairro. Não são animais abandonados, são animais que têm tutor”.
O auxílio é válido apenas para quem abriga cachorros, não vale para gatos. Segundo a secretaria dos direitos dos animais, os felinos são de pequeno porte e podem ser atendidos na hora.
” Nossos veterinários, uma vez por dia, irão até esse local, onde os cães estão albergados para ver a saúde deles, para ver como eles estão, para ministrar medicamentos, para fazer o acompanhamento”.
Fonte: R7