EnglishEspañolPortuguês

TRAGÉDIA

Pessoas procuram seus animais domésticos após incêndio no Colorado

Mil casas foram destruída no desastre e pessoas procuram por animais desaparecidos

8 de janeiro de 2022
Beatriz Silva | Redação ANDA
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Ao evacuar sua casa por conta de um incêndio rápido que acontecia em um campo atrás de sua residência, no Colorado, Lisa Young achava que os bombeiros seriam capazes de contê-lo, então desligou seu fogão e a TV, pegou sua bolsa e colocou água e comida para seus gatos certa de que em breve estaria de volta. Mais tarde, quando estava em segurança, com parentes, ela viu pela televisão sua casa queimando e temeu que seus dois gatos, Joy e Noelle pudessem ter morrido.

De acordo com a Associated Press, 1.000 casas foram destruídas no desastre. A maioria das pessoas conseguiu evacuar com segurança do incêndio que foi impulsionado pelos ventos, mas Lisa é mais uma na lista das dezenas de proprietários que perderam seus animais domésticos, ou estão sem saber o destino deles.

Se as janelas da casa de Lisa tiverem quebrado por conta do calor pode haver uma chance dos gatos estarem vivos e terem escapado, já que quando filhotes eram selvagens. Lisa diz que ainda há esperança. Ela tem sido consolada nas visitas a seu cavalo que estava em um estábulo e escapou.

Lisa Young visita seu cavalo que escapou de incêndio | Foto: Associated Press

Apesar de tudo, alguns reencontros aconteceram. Os cães de um policial que estava trabalhando foram resgatados pelos vizinhos antes da casa ser destruída. Outro homem que não estava em casa quando o incêndio aconteceu conseguiu se reunir com seu gato, que queimou o rosto. Alguém ouviu o miado do animal do lado de fora de uma casa que ficou de pé nas proximidades.

O abrigo de animais Humane Society of Boulder Valley já conseguiu reunir mais de 25 animais junto a seus tutores desde o incêndio, incluindo um cão que teve as patas queimadas, segundo a CEO da organização, Jan McHugh-Smith. Jan também disse que a organização está cuidando de dezenas de animais de pessoas que ainda estão vivendo em moradias temporárias.

Assim como Lisa Young, muitas pessoas têm postado fotos de seus animais domésticos em uma página do Facebook criada para encontrá-los. As pessoas que querem ajudar também têm compartilhado fotos dos animais avistados em suas áreas oferecendo abrigo temporário para eles, enquanto seus tutores não podem tomar conta.

Lisa está na lista de pessoas que esperam notícias de seus animais. | Foto: Associated Press

A organizadora da página, Katie Albright, que é especialista em recuperação de animais perdidos, diz que tem cuidado para não ter conclusões precipitadas sobre a probabilidade de encontrar um animal após um incêndio. Quando ela estava trabalhando na recuperação na Holiday Farm em Oregon, algumas pessoas não acreditavam que os animais seriam encontrados, mas o último gato só foi capturado de volta um ano depois.

Katie diz que na vontade de ajudar os animais, as pessoas podem acabar prejudicando os que não foram afetados pelo fogo. Os cachorros costumam andar longe dos desastres, mas os gatos geralmente ficam a um quilômetro de casa. Há alguns relatos de pessoas encontrando gatos em comunidades que ficam fora da zona atingida e os levando para abrigos por engano, quando na verdade há a probabilidade de serem apenas animais que vivem em áreas externas.

Alguns tutores querem montar armadilhas para capturar os gatos perdidos, mas a especialista recomenda colocar comida em meio a vegetação e colocar uma câmera escondida para verificar quais animais estão na área, antes de montar uma armadilha para evitar a captura dos que não estão faltando ou algum animal selvagem. É importante também checar armadilhas de hora em hora para que um animal que esteja em pânico não se machuque.

Katie diz também que as pessoas que retornarem aos lugares que foram liberados, podem verificar possíveis locais onde esses gatos se escondem, como bueiros, veículos e garagens, prestando atenção também aos animais que possam estar feridos.

A Code 3, uma organização contratada pelas autoridades dos Estados Unidos para resgatar animais após desastres naturais, já montou armadilhas na esperança de recuperar gatos que estão perdidos na vizinhança, mas até agora não houve resultado, segundo a diretora de educação e parcerias do grupo, Janeé Boswell.

Lisa Young, cujo os gatos ainda estão desaparecidos, diz que só irá terminar a procura quando voltar para casa e se encontrar algum sinal de que eles morreram. No momento, ela visita Foxy, seu cavalo que está tão sintonizado com a dona, que sente o estresse pelo qual ela está passando agora, de acordo com Lisa.

Lisa cuida de Foxy e faz companhia em meio a espera por notícias. | Associated Press
Lisa só irá aceitar a situação se voltar para casa e encontrar algum sinal de que seus gatos morreram no incêndio. | Foto: Associated Press

Em uma visita feita na última quarta-feira, Lisa deu uma maçã a Foxy, suplementos, uma massagem, limpando o box do cavalo e dando um tapinha em suas costas. Lisa diz que ainda pode abraçar, beijar e amar Foxy, e que o cavalo está tão carente quanto ela.

Você viu?

Ir para o topo