EnglishEspañolPortuguês

ESPÉCIE RARA

Pesquisadores flagram lontra em vídeo pela primeira vez em mais de uma década

28 de julho de 2025
Caitlin Jill Anders
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Panthera

No interior da Reserva Florestal de Tangkulap, na Malásia, a ONG de proteção Panthera instalou uma série de câmeras na esperança de capturar imagens de diferentes animais. Enquanto revisavam fotos das câmeras destinadas a documentar o raro e ameaçado gato-de-cabeça-chata, os pesquisadores deram uma olhada mais atenta. Uma das câmeras havia registrado alguém inesperado — alguém que não era visto na Malásia há 11 anos.

“A lontra-euroasiática sempre foi uma espécie misteriosa na Malásia, com poucas evidências confirmando sua presença no país”, disse Tee Thye Lim, coordenador de projetos da Panthera Malásia, ao The Dodo.

Os pesquisadores temiam que a população de lontras-euroasiáticas na Malásia tivesse desaparecido completamente. Ninguém havia avistado a espécie em mais de uma década — até que uma delas passou diante de uma câmera.

“Esta evidência fotográfica não apenas confirma sua presença na Reserva Florestal de Tangkulap, mas também designa essa área, administrada pelo Departamento Florestal de Sabah, como o único local na Malásia conhecido por abrigar todas as quatro espécies nativas de lontras”, explicou Lim.

Além da lontra-euroasiática, a região é conhecida por ser habitat da lontra-anã-asiática, da lontra-de-nariz-liso e da lontra-de-nariz-peludo. A presença das quatro espécies nativas em um único lugar é uma confirmação da rica biodiversidade da área — e uma prova de que os esforços de conservação de organizações como a Panthera estão funcionando.

“Essa notícia é incrivelmente emocionante, especialmente considerando que o último avistamento confirmado de uma lontra-euroasiática foi em 2014”, disse Lim.

Os pesquisadores ficaram emocionados ao ver a prova da existência da lontra-euroasiática, mesmo que por um breve momento.

“No período em que as imagens foram capturadas, a área estava enfrentando inundações”, contou Lim. “Uma lontra foi observada passando pela câmera em uma seção não alagada, fazendo uma curva em U e depois saindo do campo de visão.”

Embora os pesquisadores adorassem avistar mais lontras-euroasiáticas em seu habitat natural, por enquanto, saber que elas ainda estão lá já é suficiente.

Traduzido de The Dodo.

    Você viu?

    Ir para o topo