EnglishEspañolPortuguês

TRÁFICO

Pesquisadores encontram carne de tubarões 'criticamente ameaçados' à venda nos EUA

Pesquisadores encontraram carne de espécies de tubarão ameaçadas e criticamente ameaçadas de extinção à venda nos EUA.

23 de setembro de 2025
Liam Pritchett
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Adobe Stock

Um grupo de pesquisadores descobriu que a carne de tubarões “criticamente ameaçados” de extinção está disponível para compra nos EUA, apesar de proibições e restrições.

Como grande parte da carne de tubarão vendida nos EUA apresenta rótulos genéricos, os pesquisadores observaram que os clientes podem não estar cientes de que estão comprando carne de tubarões ameaçados e pescados ilegalmente. Além disso, a equipe avaliou pelo menos dois produtos de carne de tubarão que apresentavam rótulos específicos, mas descreviam a espécie errada.

Os pesquisadores analisaram 30 amostras diferentes de carne de tubarão compradas em lojas, mercados ou online nos EUA. Trinta e um por cento eram de espécies ameaçadas ou criticamente ameaçadas de extinção, como o tubarão-martelo-gigante, o tubarão-martelo-recortado, a cação-bagre e o tubarão-mako. Noventa e três por cento das amostras apresentavam um rótulo genérico, como “tubarão”. Apenas duas amostras foram rotuladas por espécie, e apenas uma delas estava correta. O produto preciso era de tubarão-de-ponta-negra, classificado como vulnerável, enquanto o outro na verdade continha carne de tubarão-mako.

“A legalidade da venda de carne de tubarão nos Estados Unidos depende muito de onde o tubarão foi capturado e da espécie envolvida, devido aos regulamentos da CITES e da Lei de Espécies Ameaçadas”, disse Savannah Ryburn, pesquisadora da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e uma das autoras do estudo. “No entanto, quando as grandes espécies de tubarão chegam aos mercados e mercearias, geralmente são vendidas como filés com todas as características distintivas removidas, tornando improvável que os vendedores saibam qual espécie estão oferecendo.”

A revista Frontiers in Marine Science publicou os resultados da equipe no início deste mês.

Carne de tubarões ameaçados, saúde humana e espécies-chave

Os tubarões são animais antigos, e os primeiros registros fósseis da espécie são anteriores aos fósseis de árvores em quase 100 milhões de anos. Eles também são uma espécie-chave, o que significa que a presença e a saúde dos tubarões têm um impacto positivo em toda a vida dentro de seu ecossistema.

De acordo com a IUCN, a pesca e a sobrepesca estão levando mais de um terço de todos os tubarões e raias à extinção. Se os tubarões se extinguissem, grande parte da flora e fauna marinhas que compartilham seus ambientes oceânicos também enfrentaria a extinção.

Além do perigo que a sobrepesca e a rotulagem incorreta representam para os tubarões ameaçados, os pesquisadores do novo estudo observaram que a carne de pelo menos três das espécies que registraram – o tubarão-martelo-gigante, o tubarão-martelo-recortado e o cação-mangona – contém altos níveis de mercúrio, metilmercúrio e arsênio.

O consumo humano desses metais pesados pode causar danos cerebrais, câncer e outros resultados negativos para a saúde.

Traduzido Plant Based News.

    Você viu?

    Ir para o topo