Por Augusta Scheer (da Redação)
Apesar dos muitos apelos da ciência e também do governo norte-americano, uma pesquisa recente revelou que a população dos Estados Unidos está consumindo pouquíssimos vegetais em sua dieta, segundo infomações do site Ecorazzi.
O país já conta com diversas feiras e mercados orgânicos, mas o estudo mostra que apenas 13% dos adultos consomem a quantidade diária recomendada de frutas, e só 9% comem os vegetais necessários.
As porções recomendadas pelo governo correspondem a uma xícara e meia de frutas, mais duas ou três de vegetais.
A pesquisa foi conduzida em 2013 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Centenas de milhares de norte-americanos foram consultados.
A Califórnia foi o estado melhor colocado quanto ao consumo de frutas e vegetais. O Tennessee foi o último colocado no consumo de frutas, e o Mississipi é o estado que menos consome vegetais, seguido de perto por Oklahoma. Em ambos os casos, menos de 6% dos adultos atingem o consumo mínimo desses alimentos.
“Comer mais frutas e vegetais acrescenta nutrientes à dieta, reduz o risco de doenças cardíacas, derrames e alguns cânceres, além de ajudar a manter o peso corporal, quando consumido no lugar de comidas mais energéticas,” segundo o estudo
Apesar das possíveis falhas da pesquisa, os números demonstram uma situação preocupante por todo o país.
“Mais atenção à alimentação em diversos ambientes, como creches, escolas, comunidades e ambientes de trabalho, pode ajudar a melhorar o consumo de frutas e vegetais, prevenindo doenças crônicas,” é a conclusão do relatório.