Uma nova pesquisa da The Vegan Society destaca uma crescente mudança nacional em direção a dietas veganas no Reino Unido.
De acordo com a The Vegan Society, há variações regionais na adoção desse estilo de vida, com várias áreas identificadas como “pontos quentes” para dietas à base de plantas, além de diferentes motivações para reduzir o consumo de carne.
3% das pessoas no Reino Unido se identificam como veganas ou adeptas de dietas à base de plantas, enquanto 10% estão eliminando ou reduzindo o consumo de produtos de origem animal. Londres, o Sudoeste e o Nordeste apresentaram as maiores taxas de adoção de dietas baseadas em plantas.
“Esses resultados revelam uma transformação notável nas atitudes em relação ao veganismo e ao estilo de vida baseado em plantas em todo o Reino Unido”, disse Claire Ogley, Chefe de Campanhas, Políticas e Pesquisa da The Vegan Society.
Os entrevistados relataram o bem-estar animal como o principal motivo para adotar o veganismo ou uma dieta baseada em plantas, com 57% identificando esse fator como uma de suas principais motivações. Outros fatores importantes mencionados foram a saúde física (52%) e o meio ambiente (48%).
A The Vegan Society afirma que sua nova pesquisa indica um “movimento coletivo em direção a hábitos alimentares mais conscientes e sustentáveis.” As mulheres (3,6%) são significativamente mais propensas do que os homens (1,98%) a se identificarem como veganas ou adeptas de dietas baseadas em plantas, enquanto as gerações mais jovens – especialmente aquelas entre 16 e 44 anos – têm o dobro de probabilidade de adotar essas dietas.
A The Vegan Society, que celebrou seu 80º aniversário em novembro de 2024, destacou o papel dos jovens no aumento da demanda por produtos e dietas baseadas em plantas.
“É inspirador ver as gerações mais jovens liderando o caminho, com um número crescente de pessoas adotando estilos de vida mais sustentáveis e compassivos por uma variedade de razões, desde a saúde até o meio ambiente e o bem-estar animal,” disse Ogley.
Mas não são apenas os jovens que estão adotando estilos de vida livres de produtos animais. Uma pesquisa recente da Vegetarian for Life descobriu que quase 40% das casas de repouso no Reino Unido atendem a pelo menos um residente vegano ou vegetariano, indicando que a mudança para dietas veganas não ocorre apenas entre os mais jovens. No geral, a população vegana do Reino Unido aumentou em cerca de um milhão de pessoas em 2023, acompanhando o consumo recorde baixo de carne.
Fonte: Plant Based News