A consequência disso é explicada pelo professor Augusto Piratelli que orientou o estudo. “O ecossistema perde algumas de suas funções, como a dispersão de sementes, e torna-se mais frágil”.
Problemas apontados
O desmatamento e a fragmentação dos ambientes naturais são dois dos maiores problemas ambientais hoje e foram analisados por Marcelo Campolim.
A pesquisa, que recebe o nome de “Utilização de Sistemas Agrícolas (Tangerinas, Citrus Reticulata) por aves na região de Pilar do Sul, São Paulo”, salienta por exemplo que monoculturas como a cana não servem quase para nenhuma ave.
O orientador Augusto Piratelli explica que aliada às monoculturas, “tem-se culturalmente a tradição de que só é possível produzir mais alimento e energia se reduzirmos as áreas legalmente protegidas e ampliarmos as fronteiras agropecuárias”. Mas de acordo com ele, isso não é verdade. “Considero que temos no país grandes quantidades de terras subaproveitadas. Além disso, quase um terço de todo alimento produzido no mundo é jogado fora, desde a produção até o o consumidor final. Então se estes dois grandes problemas fossem seriamente atacados, poderíamos ter mais alimento e energia no mundo, sem que um hectare a mais fosse desmatado”, conclui.
Fonte: Rede Bom Dia