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DEMANDA

Pesquisa aponta que 30% dos consumidores globais trocariam ovos convencionais por opções veganas

10 de outubro de 2021
Andrine Perrone | Redação ANDA
2 min. de leitura
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Foto: Reprodução | Sabor à Vida Gastronomia

De acordo com site Vegazeta, uma pesquisa realizada pela GlobalData, revelou que quase 30% dos consumidores globais trocariam os ovos convencionais, por mais opções veganas. Os consumidores estão buscando uma variedade de produtos e também a facilidade em encontrá-los no mercado com bom custo-benefício.

As opções de substituição ao ovo têm sido produzidas a partir de ingredientes como feijão-mungo, grão-de-bico, proteína de ervilha e tofu e algumas marcas já estão usando também algas. Essas alternativas podem facilitar a transição para uma dieta à base de vegetais.

A pesquisa menciona que esses produtos além de fornecer proteína, também são pobres em gorduras saturadas e não contêm colesterol. “A fórmula e os ingredientes proporcionam um produto mais versátil”, conta Carmen Bryan, a analista de consumidores da GlobalData.

Atualmente o número de pessoas aderindo a uma dieta à base de vegetais vem aumentando, e isso tem motivado novas empresas a investirem em substituto vegano para ovos, segundo a GlobalData.

Ainda que haja uma variedade destes produtos em versões líquidas, pastosas e em pó, a quantidade é reduzida, assim como a faixa de preço que depende do país onde o produto é comercializado.

Foto reprodução: Ordinary Vegan

Mercado escasso

De acordo com a GlobalData, a pesquisa aponta que ainda não há uma quantidade suficiente de ovos veganos no mercado para atender à demanda e também não estão disponíveis na maioria dos supermercados.

“Alternativas aos ovos já estão tendo sucesso massivo na indústria de fast-food, assim como alternativas à carne devido à versatilidade como ingrediente culinário”, comenta Carmen.

“Os chefs podem experimentar seus menus sem comprometer o sabor ou a nutrição, oferecendo ao consumidor mais opções. Esse é um desenvolvimento promissor que ajudará as pessoas a se familiarizar com o produto antes que esteja amplamente disponível nas lojas de varejo”, continua.

Em relação ao consumo de carnes e laticínios, 60% dos consumidores entrevistados disseram que buscam opções alternativas porque acreditam que são mais saudáveis.

“À medida que os consumidores se tornam mais conscientes de suas dietas e do impacto que os alimentos têm em sua saúde e bem-estar, os fabricantes de proteínas alternativas precisam garantir que seus produtos sejam de fato mais saudáveis, além de atender às necessidades de dietas vegetarianas/veganas”, conclui Camen Bryan.

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