A Biosfera, organização ambientalista sediada em S. Vicente, Cabo Verde, denunciou a caça das tartarugas por pescadores em Santa Luzia.
A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (9) pela BBC. Quando questionado sobre a denúncia, o ministro do Ambiente, José Maria Veiga, admitiu que os cabo-verdianos não cumprem a lei: “aqui os pescadores da região norte de Cabo Verde vêm para caçar tartarugas, apesar dessa prática ser proibida por lei”, declarou o ministro à BBC.
Já o responsável da Biosfera, José Melo, exige que a lei seja cumprida enfatizando a que, “sempre que se tem certeza de uma infração cometida, a punição deve ser imediata”.
Nos próximos dias a organização pretende realizar um acampamento para defesa das tartarugas em Santa Luzia para “que seja verificado se dentro das embarcações há carne de tartaruga. Se houver, os pescadores devem ser penalizados”, frisou.
O arquipélago de Cabo Verde é tido como um dos viveiros mais importantes do mundo da tartaruga careta, ameaçada de extinção.
Fonte: Jornal Digital