A Polícia Militar Ambiental atuou e multou três pescadores que foram flagrados com dois tubarões-martelo e 168 quilos de peixes de sete espécies diferentes em uma unidade de conservação ambiental de Santos, cidade no litoral de São Paulo.
A abordagem dos policiais aconteceu na última segunda-feira (23/09) enquanto os três homens retornavam do Parque Estadual Marinho Laje de Santos, que é um espaço de proteção ambiental. Os homens até tentaram fugir, mas os policiais conseguiram alcançar os pescadores, que foram multados em mais de R$ 30 mil.
De acordo com informações do portal G1, os homens revelaram aos agentes que realizaram pescas no local durante a noite de domingo (22) e a madrugada da segunda (23).
Segundo o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, é considerado crime ambiental “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória”, como é o caso dos tubarões-martelo, que também estão ameaçados de extinção.
Além dos tubarões, de 11 e sete quilos, os agentes também encontraram peixes das seguintes espécies com os pescadores: espada, marimba, carapau, anchova, olho-de-boi, cioba e pirangica.
Os homens vão responder em liberdade, mas em breve deverão prestar esclarecimentos na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Fonte: Metrópoles