A crueldade humana é frequentemente exposta em manchetes e noticiários, mas este vídeo gravado por um dos agressores do animal acuado, causa repúdio até do espectador mais acostumado as inimagináveis proezas cruéis realizadas pelos seres humanos.
Perseguido, acuado e confuso o animal foge enquanto os moradores do vilarejo seguem em seu encalço e mesmo ja fora do alcance eles o apedrejam a distancia causando sua morte.
Quando o urso despenca para a morte é assustador constatar a comemoração dos espectadores e perseguidores do animal diante de seu triste fim.
O vídeo chocante foi divulgado nas redes sociais e mostra a queda vertiginosa de um urso pardo do alto um penhasco que ele tentava escalar na fuga, batendo em alguns pontos do declive acentuado da rocha, até a morte em um rio abaixo depois de ser perseguido por humanos no norte da Índia, no estado de Jammu e Caxemira.
O incidente ocorreu em 10 de maio na cidade de Dras, no distrito de Kargil.
As imagens, que parecem ter sido filmadas em um celular, mostram o urso tentando subir uma encosta íngreme quando uma pedra o acerta.
O urso perde o equilíbrio e cai pelo menos 50 pés abaixo da face rochosa do penhasco enquanto seus perseguidores podem ser ouvidos aplaudindo ao fundo.
Segundo relatos, o urso, que parece ser um adolescente, afogou-se depois.
Também foi relatado que os moradores locais não só perseguiram o animal, mas atiraram pedras enquanto ele tentava escapar.
No começo do dia, o urso conseguiu escapar do arame farpado depois que havia ficado preso.
No entanto, assim que conseguiu sair, os aldeões cruelmente começaram a atirar pedras nele.
Ursos pardos estão listados como criticamente ameaçados na Índia devido à perda de habitat adequado para os humanos e menos áreas protegidas.
Espancamentos de ursos são comuns
Os ursos pardos estão listados como criticamente ameaçados na Índia, graças à perda de inúmeras e imensas áreas de seu habitat para os seres humanos.
Os confrontos entre homem e urso no país são freqüentemente relatados.
Em maio do ano passado, uma multidão de aldeões indianos espancou brutalmente um urso até a morte com varas de madeira, depois que o animal atacou um homem que tentava tirar uma selfie com ele.
O homem não identificado, de 27 anos, foi resgatado por moradores locais depois que o animal atacou-o, o incidente ocorreu no estado oriental de Odisha.
O animal pode ser visto pulando em cima do homem antes de mordê-lo e arranhá-lo enquanto ele tenta desesperadamente escapar.
Nada mais do que agir em defesa e movido por seu instinto, o animal apenas se assustou com a presença inconveniente e ameaçadora do homem se aproximando com o motivo fútil e inadequado de tirar uma selfie.
Ursos assim como os demais animais merecem respeito e tratamento digno, de maneira nenhuma são inferiores ao ser humano por mais que esta seja a crença vigente na sociedade.
A senciencia animal (capacidade de sentir, sofrer, amar e compreender respondendo aos estímulos do mundo ao seu redor) foi comprovada desde 2012 por especialistas do mundo todo por meio da Declaração de Cambridge.