Uma baleia-jubarte morreu após encalhar na praia de Guaibim, no município de Valença, baixo sul da Bahia. O animal foi encontrado por banhistas na manhã desta sexta-feira (4).
De acordo com o pesquisador e ambientalista da Secretaria do Meio Ambiente, Alencar Rodrigues, o animal é um macho, adulto e com cerca de 12 metros. Ele foi encontrado em estado avançado de decomposição.
A área foi isolada e a prefeitura, junto à Secretaria do Meio Ambiente, vai realizar o procedimento de remoção do animal.
De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, este é o primeiro encalhe que ocorre em novembro na Bahia. Ainda de acordo com o projeto, o estado liderou ranking de encalhes de baleias. Dos 108 casos registrados no Brasil, 43 aconteceram na Bahia.
Outros casos
No dia 27 de setembro, três filhotes de baleia-jubarte apareceram mortas nas regiões sul e extremo sul da Bahia.
Segundo informações do Projeto Baleia Jubarte, um filhote foi encontrado morto na Península de Maraú, no sul da Bahia, e o outro foi visto boiando em alto mar, no litoral de Caravelas – no extremo sul do estado. Marinheiros disseram que foi no percurso para o Parque Nacional de Abrolhos.
No litoral de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, uma baleia jubarte apareceu morta no dia 21 de setembro. Segundo especialistas, o animal morreu no mar.
Fonte: G1