A falta de habilidade para lidar com os animais pode ocasionar situações trágicas. Foi o que quase aconteceu nesta quarta-feira (16) com o bezerro Doce de Leite, sufocado acidentalmente pelos peões Maurício Manieri e André Segatti.
Logo pela manhã os participantes foram realizar a tarefa de ordenhar a vaca e cuidar de Doce de Leite, que, faminto, não quis desgrudar de sua mãe até saciar a sua fome. Sem muita paciência, Manieiri e Segatti puxaram o bicho pela corda amarrada em seu pescoço. Sem perceber a intensidade da força aplicada, os peões tomaram um susto quando o bezerro desmaiou no chão sem ar. Ao verem a cena, os peões correram para acudir o animal até reacordá-lo.
Mais tarde, quando Caco Ricci foi até a área externa da fazenda para cumprir suas tarefas e ficou sabendo do ocorrido, imediatamente foi ver como estava o bezerro. Ao encontrá-lo, o modelo lhe fez carinho e reclamou com os peões sobre o descuido. “Não se puxa o bicho pelo pescoço. Amarrem a corda no focinho dele, assim quando precisar puxar ele não se machuca”.
Fonte: Terra
Nota da Redação: Não parece nada acidental o sufocamento do bezerro Doce de Leite. Além da crueldade de retirar de sua mãe, um filhote que precisa alimentar-se, a atitude covarde ainda foi tomada “sem muita paciência”, e com força suficiente para fazer o pobre bezerro desmaiar. A situação foi mesmo trágica e expõe, em primeiro lugar, a irresponsabilidade social na realização de um programa que explora animais inocentes, além de nos escancarar a realidade do que ocorre em cada vaca ordenhada: dor, sofrimento, filhotes separados das mães com possível violência e escassez de alimento para quem tem o natural e verdadeiro direito – o bezerro.