EnglishEspañolPortuguês

COMUNICAÇÃO

Pela 1ª vez, onças-pintadas são ouvidas miando como gatos na natureza

Pesquisadores acreditam que miados servem para a comunicação entre a mãe e seus filhotes. Onças foram flagradas em parque brasileiro

22 de janeiro de 2026
Jorge Agle
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Jami Tarris/Getty Images

De forma inédita, pesquisadores flagraram onças-pintadas (Panthera onca) fazendo vocalizações parecidas com miados de gatos domésticos na natureza. Os registros foram realizados no Parque Nacional do Iguaçu, localizado no Paraná, através de armadilhas fotográficas. Foram realizadas três gravações, sendo duas de fêmeas adultas e outra de um filhote.

Geralmente, as onças são conhecidas por rugidos brutos, assim como leões e tigres, especialmente pela anatomia vocal. No entanto, a detecção inédita dos sons entre os grandes felinos demonstrou como as comunicações na natureza são muito mais complexas do que se imagina.

“Até onde sabemos, esta é a primeira vez que se registra o uso desse tipo de comunicação por onças-pintadas, o que nos deixa extremamente entusiasmados. Esta pesquisa realmente aprofunda nosso conhecimento sobre como os grandes felinos se comunicam”, afirma uma das coautoras do artigo, Marina Duarte, da Universidade de Salford, na Inglaterra, em comunicado.

Além da universidade inglesa, o trabalho foi realizado em uma parceria entre a organização não-governamental WWF Brasil, o Projeto Onças-pintadas do Iguaçu e a Atlantic Technological University, da Irlanda. Os resultados da investigação foram publicados na revista científica Behaviour em meados de novembro.

Como foram encontradas as onças miando

A descoberta só foi possível devido ao uso de câmeras de monitoramento instaladas em vários pontos do parque paranaense. Além de imagens, os aparelhos conseguiram registrar os sons vocalizados pelos animais.


Nas três gravações realizadas, estão duas fêmeas adultas e um filhote. Os sons feitos por eles eram agudos e rápidos, bem semelhantes aos que os gatos fazem. No caso dos felinos domésticos, o miado serve para se comunicar com humanos, mas para as onças, os pesquisadores especulam que seja uma forma de comunicação entre mãe e cria.

“Acreditamos que eles emitem esses sons para ajudar a localizar seus filhotes, mas também podem estar usando-os para fins reprodutivos, talvez para encontrar um parceiro. Parece muito fofo aos nossos ouvidos”, diz Marina.

Miados em algumas espécies de felinos selvagens já haviam sido identificados em cativeiro, mas nunca na natureza. O fato chamou a atenção dos pesquisadores, que devem realizar mais estudos para compreender melhor a complexidade da comunicação das onças-pintadas.

“Esses resultados destacam a importância dos esforços de monitoramento a longo prazo para essa espécie icônica da Mata Atlântica e mostram que ainda há muito a aprender sobre como as onças-pintadas interagem e se comunicam em seu ambiente natural”, finaliza a autora principal do estudo, Vania Foster, chefe de pesquisa do Projeto Onças-Pintadas do Iguaçu.

Fonte: Metrópoles

    Você viu?

    Ir para o topo