Dezenas de peixes foram encontrados mortos em uma lagoa, no Lago Norte, região nobre de Brasília. Segundo moradores do local, o esgoto que fica às margens do reservatório de água transbordou e causou a morte em massa dos animais. Grimalda Caios é vizinha da lagoa e lamenta o dano ambiental. — Peixes grandes, pequenos, todos morreram e a água ficou preta.
O vazamento, segundo a população local, começou há 15 dias. A Caesb (Companhia de Água e Esgoto de Brasília) foi avisada do problema, mas demorou a agir.
— A cesb não tomou uma providência para despoluição do lago que abriga uma vida com peixes, macacos, sapos, tartarugas, cegonhas.
Nesta quarta-feira (6), operários da Caesb começaram a limpeza na caixa de esgoto que fica às margens da lagoa entre e a retirada dos peixes mortos da água. O gerente operacional da Cesb, Carlos Nakazaco, disse que o projeto de recuperação do lago será feito depois da análise da água.
— Nossa intenção é remediar o ocorrido, mas para isso precisamos ter os dados de como ela se encontra agora para que a gente possa tomar a melhor atitude para sanar esse problema.
Segundo a Cesb, parte da rede de esgoto do Lago Norte rompeu e durante a manutenção transbordou na lago e não no Lago Paranoá, para onde deveriam ser destinados os dejetos. Depois do resultado da análise da água, e companhia vai dar início ao processo de purificação da lagoa.
Fonte: R7