EnglishEspañolPortuguês

DEVASTADOR

Peixes e jacarés aparecem mortos após queimadas no Mato Grosso do Sul

Pescadores de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, avistaram incontáveis animais mortos em áreas devastadas pelo fogo

14 de setembro de 2024
Giovanna Gomes
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Pescadores do Mato Grosso do Sul denunciaram a morte em massa de animais na região de Corumbá, conhecida como a “capital do Pantanal”, devido aos incêndios e à seca extrema que afetam o estado.

Registros em vídeo mostram milhares de peixes mortos em áreas devastadas pelo fogo, em local próximo à Baía do Castelo, segundo informações do portal O Globo. Na BR-262, as chamas também destruíram a vegetação, reduzindo o nível da baía e revelando carcaças de jacarés, enquanto outros animais lutam para sobreviver no que restou do ambiente.

Bruno Girotto, pescador com 15 anos de experiência, descreveu a situação como “a pior seca já vista no estado”. Ele ressaltou que a perda da biodiversidade é imensa, já que as baías servem como berçários de espécies marinhas.

“São peixes nobres como pintado e cachara que morrem nas baías até secarem completamente. O nível do Rio Paraguai está negativo, é uma tristeza sem fim”, lamenta Girotto.

Incêndios

Os incêndios em Corumbá, uma cidade de pouco mais de 112 mil habitantes, têm causado destruição generalizada. O céu, escurecido pela fumaça das queimadas, contrasta com a fama da cidade, conhecida como “cidade branca” devido à presença de calcário.

Em 2024, Corumbá é o município que mais registrou incêndios no Brasil. Segundo o Monitor do Fogo, do MapBiomas, entre janeiro e agosto, 616.980 hectares foram destruídos pelas chamas.

A devastação atinge outras áreas do Pantanal, onde o bioma teve um aumento de 249% na área queimada em relação à média dos últimos cinco anos. Desde o início de 2024, 1,22 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo, com mais da metade desse total ocorrendo apenas em agosto, um recorde de 648 mil hectares queimados.

Fonte: Aventuras na História

    Você viu?

    Ir para o topo