Estão sendo feitas análises da água da barragem da Taleigueira, junto à saída sul da cidade de Castelo Branco, em Portugal, para apurar a causa da morte de alguns peixes. A barragem pertence a uma entidade privada, mas está concessionada para atividades de pesca.
De acordo com o comandante do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), de Castelo Branco, capitão João Brito, o problema com os peixes “é uma situação que se repete há anos e que se encontra a ser averiguada”. Sobre uma possível transferência dos peixes para outro local, o comandante do SEPNA explica à Lusa que a GNR não tem capacidade para intervir nessas questões.
De acordo com Samuel Infante, da associação ambientalista Quercus de Castelo Branco, o local já tem um grande histórico de mortandade de peixes, com causas identificadas e até punidas. “A Quercus não pode fazer muito mais do que alertar e denunciar”, refere.
De acordo com a Quercus, a barragem tem pouca água e um manto verde por cima, que pode ser decorrente de “cianobactérias” ou de um tipo de algas que provocam falta de oxigênio nas águas. “Estes são fenômenos naturais, pelo que, relativamente à qualidade da água, temos que esperar pelas análises”, conclui.
Fonte: TVi 24