Um peixe com dificuldades para nadar passou por uma tomografia para identificar o que estava comprometendo o seu nado. O caso ocorreu em um centro veterinário de São Paulo sob o acompanhamento do veterinário de pets não convencionais Luiz Guaraná.
O especialista gravou um vídeo mostrando o passo a passo para a realização do exame na carpa.
O veterinário celebrou a realização do exame no peixe. “Na medicina de peixes, ainda enfrentamos barreiras: desde o acesso a equipamentos e profissionais especializados, até a própria conscientização de que esses animais também merecem investigação diagnóstica de alto nível”, disse Luiz Guaraná.
Como aconteceu a tomografia na carpa
A carpa foi buscada na casa do cliente. A suspeita é que o peixe tenha uma massa tumoral internamente que desloca sua vesícula natatória, o que causa a dificuldade em nadar.
O peixe recebeu uma medicação pré-anestésica. O fármaco anestésico é aplicado na região branquial, para gerar uma indução e manutenção do animal na anestesia durante todo o exame.
Uma mangueira com fluxo de água foi colocada através das brancas para manter o animal vivo durante o procedimento anestésico.
O exame demorou cerca de 5 minutos. Durante o exame o peixe continuou tendo movimentos operculares, branquiais e continuou respirando com ajuda da mangueira com água.
“A realização desta tomografia marca mais um passo importante para a medicina de peixes”