EnglishEspañolPortuguês

INÉDITO

Peixe faz tomografia em São Paulo; veja vídeo do procedimento

Carpa recebeu anestesia, tubulação com água para respirar e todos os cuidados necessários

17 de agosto de 2025
2 min. de leitura
A-
A+
Exame demorou cerca de 5 minutos • Reprodução/Redes sociais

Um peixe com dificuldades para nadar passou por uma tomografia para identificar o que estava comprometendo o seu nado. O caso ocorreu em um centro veterinário de São Paulo sob o acompanhamento do veterinário de pets não convencionais Luiz Guaraná.

O especialista gravou um vídeo mostrando o passo a passo para a realização do exame na carpa.

O veterinário celebrou a realização do exame no peixe. “Na medicina de peixes, ainda enfrentamos barreiras: desde o acesso a equipamentos e profissionais especializados, até a própria conscientização de que esses animais também merecem investigação diagnóstica de alto nível”, disse Luiz Guaraná.

Como aconteceu a tomografia na carpa

A carpa foi buscada na casa do cliente. A suspeita é que o peixe tenha uma massa tumoral internamente que desloca sua vesícula natatória, o que causa a dificuldade em nadar.

O peixe recebeu uma medicação pré-anestésica. O fármaco anestésico é aplicado na região branquial, para gerar uma indução e manutenção do animal na anestesia durante todo o exame.

Uma mangueira com fluxo de água foi colocada através das brancas para manter o animal vivo durante o procedimento anestésico.

O exame demorou cerca de 5 minutos. Durante o exame o peixe continuou tendo movimentos operculares, branquiais e continuou respirando com ajuda da mangueira com água.

“A realização desta tomografia marca mais um passo importante para a medicina de peixes”

Veterinário Luiz Guaraná

Após a realização do exame, a carpa foi colocada em uma caixa de recuperação. “É importante durante esse período garantir bastante oxigenação para que o animal consiga se recuperar completo do procedimento anestésico, visto que isso pode acabar impactando na sua vida”, explicou o veterinário Luiz Guaraná.

A carpa foi devolvida ao lago em que vive e passa bem. “Cada exame desse tipo não é apenas uma imagem, mas sim um ato de valorização da vida de um indivíduo, um esforço para compreender a fundo o que está acontecendo, determinar um prognóstico e buscar o melhor caminho terapêutico possível”, afirma Luiz Guaraná.

Fonte: CNN 

Vídeo: UOL/Facebook

    Você viu?

    Ir para o topo