No vídeo divulgado, gritos e berros do animal também podem ser ouvidos em segundo plano
Recentemente, imagens divulgadas na internet mostram um peixe-boi em perigo, amarrado e sendo arrastado por uma estrada de terra enquanto tenta escapar. O vídeo foi gravado na Nigéria e mostra pessoas puxando o animal com cordas, enquanto sua pele raspava o chão e o animal clamava por socorro.
Após as imagens se tornarem famosas na internet, o Ministério do Meio Ambiente da Nigéria, ordenou uma investigação completa sobre o vídeo, que foi divulgado em uma mídia social no dia 22/02, depois de ser capturado na região do Delta do Níger.
Embora seja ilegal caçar peixes-boi no país, os animais continuam sendo alvo, pois sua carne, óleo e órgãos são usados na medicina tradicional do país.
Além do vídeo mostrar o animal se contorcendo quando sete pessoas o arrastam pela estrada principal de uma cidade, gritos e berros do animal também podem ser ouvidos em segundo plano.
A vice-ministra do Meio Ambiente da Nigéria, Sharon Ikeazor, condenou no dia 23/03, a captura do peixe-boi e pediu que as autoridades o investiguem e resgatem o animal.
“Minha atenção foi atraída para um vídeo muito angustiante e desagradável de um peixe-boi capturado na região do Delta do Níger sendo arrastado por terra para um destino cruel ”, disse ela no Twitter.
E completou: “É triste que os peixes-boi continuem sendo um dos mamíferos aquáticos mais caçados”, disse ela, acrescentando que era necessária uma campanha de conscientização “para educar nosso povo a proteger o peixe-boi”.
A pobreza generalizada na região do Delta do Níger, apesar de décadas de riqueza em petróleo, provoca a caça de animais em extinção, além disso, vazamentos de petróleo no sul da Nigéria também danificaram o habitat natural de peixes-boi e outras espécies aquáticas.
De acordo com a Sociedade Conservadora de Vida Selvagem na Nigéria, a legislação que protege espécies ameaçadas de extinção raramente é aplicada pelas agências governamentais.
Confira as imagens dos maus-tratos ao peixe-boi:
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.