Que a prática de esportes é benéfica para a saúde do corpo e da mente, nós já sabemos. O que poucas pessoas notam, no entanto, é a forte relação que eles têm com o meio ambiente, já que muitas modalidades utilizam a natureza como cenário para que as competições aconteçam.
Um bom exemplo disso é o surfe, esporte que usa o mar como palco para a realização de manobras incríveis. Por isso, nada mais justo do que garantir o cuidado do ambiente que fornece as ondas, não é mesmo? Foi esse o pensamento do projeto Desengarrafando Mentes, que nasceu no litoral de São Paulo e foi idealizado por Thiago Oliveira.
O projeto inclui crianças e adolescentes na transformação de garrafas pet em pranchas de surfe, promovendo um belo trabalho de educação ambiental enquanto ensina um ofício e ajuda na limpeza das praias de Maresias. Além disso, os participantes têm aula de surfe e dão os primeiros passos nesse grande esporte.
De acordo com o site UOL, boa parte das pranchas confeccionadas também são doadas a outros projetos, chegando a crianças de outros estados, como a Bahia. Você pode conhecer mais sobre o projeto visitando o site oficial, as páginas no Facebook e Instagram ou assistindo ao vídeo abaixo!