Um pato ficou empoleirado em fio de energia em Corumbá (MS), depois de alçar voo e não conseguir pousar. Por algum tempo a ave ficou à espera de resgate, mas logo pousou em terra firme. O fato chamou a atenção de pessoas que passavam pela rua. Uma equipe de reportagem da TV Morena, afiliada da Rede Globo no Mato Grosso do Sul, flagrou o ‘voo cego’ do pato.
Segundo especialistas, ao contrário das galinhas e do marreco, que têm as asas atrofiadas, o pato do tipo comum, criado em casa, pode ‘bater asas’. Ele tem voo curto e baixo. Já algumas espécies de patos selvagens podem voar grandes distâncias, inclusive algumas dessas espécies são migratórias. O pato é um dos poucos animais da natureza que anda, nada e voa com razoável competência.
Pato é uma ave que pertence à família Anseridae, originária da América do Sul. Geralmente é menor que os os anserídeos (gansos e cisnes) e podem ser encontrados tanto em água doce como salgada. Os patos alimentam-se de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados. É o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. É dotado de perfeito senso de direção e comunidade.
Fonte: O Globo