(da Redação)
Essa semana, a Polícia Militar de Meio Ambiente, após denúncia sobre caça de pássaros silvestres, compareceu ao bairro Nova Itapeva, em Itapeva. A equipe deslocou-se até o local indicado onde foi recebida por uma testemunha. Enquanto um dos militares conversava com a testemunha, o outro militar deslocou-se para pasto existente atrás da residência, momento em que o autor saiu correndo do interior da residência e tentou soltar os pássaros, sendo advertido pela equipe.
Após entrar na residência, os militares localizaram no quintal três gaiolas, as quais continham 07 pássaros da fauna silvestre brasileira, conhecidos por “Canário da Terra”. Em uma das gaiolas estava uma armadilha conhecida por “alçapão” armada para o lado de fora, no intuito de atrair outros pássaros para a captura.
Do exposto, foi dada voz de prisão em flagrante para o autor, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Itapeva. As gaiolas e os animais, bem como a armadilha, foram apreendidos para serem entregues na sede do IBAMA na cidade de Pouso Alegre.
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.