(da Redação)
Na última semana, a Polícia Militar de Meio Ambiente, atendendo denúncia sobre cativeiro de pássaros silvestres, compareceu ao distrito de Monte Verde em Camanducaia para averiguação. No local, os policiais foram recebidos pela esposa do denunciado que após ser cientificada da denúncia autorizou a entrada dos militares na residência.
Durante a fiscalização foram encontrados quatro pássaros da fauna silvestres, sendo três Picharros e um Canário da Terra. Os animais apresentavam sinais de agressividade, possivelmente capturados recentemente. Assim, os militares se deslocaram até uma área de mata, onde realizaram a soltura dos pássaros sob a presença da testemunha.
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.