EnglishEspañolPortuguês

Pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Campos (RJ)

24 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Pássaros foram encontrados nos fundos do quintal da casa no Parque Novo Mundo (Foto: Filipe Lemos/Campos 24 horas)
Pássaros foram encontrados nos fundos do quintal da
casa no Parque Novo Mundo
(Foto: Filipe Lemos/Campos 24 horas)

Dezesseis pássaros silvestres, em extinção, foram resgatados de um cativeiro pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GAM), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Na ação, que ocorreu no Parque Novo Mundo, em Guarus, um homem de 26 anos foi detido. Os animais, dentre eles nove tizius e sete papa-capins, estavam em 12 gaiolas e dois alçapões. O suspeito vai responder por crime ambiental.
De acordo com a GAM, o órgão recebeu uma denúncia anônima e o resgate ocorreu na Rua Ari Ribeiro Vaz. Os pássaros foram encontrados nos fundos do quintal da casa. Os agentes disseram também que, o homem não tinha licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Ele foi conduzido para 146ª Delegacia de Guarus.
As aves foram encaminhadas para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Elas serão avaliadas e as que estiverem aptas serão devolvidas à natureza.
Fonte: G1
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo