Quinze pássaros silvestres foram encontrados dentro de caixas de leite longa vida e também, em um caixote de madeira, na noite de domingo (18), em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. De acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental, os pássaros aparentavam maus-tratos. Duas pessoas foram presas em flagrante.
Segundo a polícia, os homens estavam em uma moto quando foram localizados durante patrulhamento no Distrito de Guaragi. Após a abordagem, eles chegaram a fugir em direção à cidade. Porém, eles foram perseguidos e presos após um cerco montado pelos policiais.
Entre os 15 pássaros capturados por eles, a polícia encontrou dez pintassilgos, três trinca-ferros e dois canários da terra. Além disso, os homens estavam com uma cola usada em caça, dois rádios e um pen drive com cantos de pássaros para atrair as aves.
Na residência de um dos envolvidos, a polícia ainda encontrou mais dois canários da terra e outros 14 pintassilgos, sendo que dois estavam mortos. Segundo a polícia, as aves seriam traficadas para o mercado negro de pássaros silvestres em São Paulo.
As aves apreendidas foram encaminhadas a um médico veterinário para acompanhamento e devem receber cuidados necessários. Assim que estiverem recuperadas, a polícia informa que os pássaros serão soltos na natureza.
Fonte: G1