Vinte e quatro pássaros silvestres foram apreendidos em uma casa, localizada na região central de Goioerê (a 163 quilômetros de Maringá-PR), na manhã desta sexta-feira (28). De acordo com informações da Polícia Ambiental, as aves sem documentação eram mantidas dentro de gaiolas.
Interrogado pela polícia, o morador disse que ganhou os pássaros de um amigo. Na residência foi apreendido um pássaro conhecido como cardeal-de-topete-vermelho (Paroaria coronata) – que está na lista das aves ameaçadas de extinção -, 16 trinca ferro, um bigodinho, três colerinhas e três canários da terra.
O morador responderá a processo criminal, além de pagar multa que pode chegar a R$ 16,5 mil. O valor da multa por cada pássaro apreendido é de R$ 500,00. No caso daqueles que estão ameaçados de extinção, esse valor é dez vezes maior.
Segundo o comandante da Polícia Ambiental de Campo Mourão, 2º sargento Luciano Dotorivo de Souza, estar em poder de animais silvestres sem autorização do órgão ambiental é crime ambiental, podendo até em muitos casos caracterizar tráfico de animais silvestres, se houver indícios de comercialização.
Fonte: O Diário