Galos utilizados em rinhas, um papagaio chauá – que está lista de animais em extinção – e um pássaro trinca-ferro foram resgatados pela Polícia Militar Ambiental, na última semana, em Rio Preto, município de Água Doce do Norte, Noroeste do Espírito Santo. Os animais foram encontrados em duas residências, após denúncias anônimas. Os galos estavam machucados e em péssimas condições de higiene e iluminação. O responsável pelos animais foi encaminhado para a Delegacia de Barra de São Francisco e pode pegar até um ano de prisão.
Os pássaros silvestres não possuíam registros junto ao Ibama e por isso foram resgatados e levados para o viveiro da 2ª Companhia Ambiental com sede em Colatina, de onde seguirão para o Projeto Cereias em Aracruz.
Na mesma rua, no cômodo de uma residência, os policiais encontraram nove galos engaiolados em péssimas condições de higiene e iluminação. Dentre os animais, quatro estavam com as esporas serradas e barbelas mutiladas. Outros cinco também estavam com ferimentos devido à utilização em disputas em rinhas de galo.
Fonte: G1