A Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade realizou uma grande operação de combate ao tráfico de animais silvestres no Estado do Rio de Janeiro na última semana de setembro. Graças a ação dos agentes, foram salvos 12 pássaros em uma feira em Honório Gurgel. Entre as espécies encontradas estavam maria-preta, canário-da-terra, coleiro e trinca-ferro.
A operação recebeu o apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA), mas, infelizmente, com a chegada das equipes, muitos comerciantes e traficantes de animais correram e conseguiram fugir. O tráfico e a venda de animais silvestres é crime e pode ser punido com até um ano de reclusão, além de multa. Não há informação sobre o destino dos animais resgatados.
Segundo o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, a operação é só o começo. “Pessoas que atuam em comércio de venda ilegal, tipo de animais silvestres em cativeiro sem autorização é considerado um crime, e que as equipes continuarão trabalhando com a fiscalização, impedindo os crimes contra os animais silvestres”.