Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais
Na natureza, animais podem desenvolver machucados ou condições que não podem ser consertadas sem intervenção. É aí que organizações como o California Wildlife Center entram para prover ajuda para esses animais.
Quando eles resgataram o pequeno tordo, sabiam exatamente o que fazer e a solução encontrada foi adorável. O pássaro ganhou seus próprios sapatos para corrigir uma condição conhecida como “knuckling”, onde a articulação é dobrada de uma forma que impede o movimento completo das patas e o animal não consegue se manter de pé.
A veterinária Lorraine Barbosa construiu o par de sapatos para manter os pés do pássaro abertos e permitir que as feridas se curassem, escreveu a organização em seu website.
A solução inteligente foi simples e efetiva, e o pássaro ficou com os sapatos durante uma semana. “Eles mantiveram o pé do tordo plano e os tendões e músculos puderam relaxar, permitindo que o pássaro movesse os pés com facilidade,” contou Jennifer Brent, diretora executiva do CWC ao The Huffington Post.
Knuckling não é uma condição comum, mas o centro cuida de cerca de 10 pássaros a cada ano. Contanto que a deformação seja corrigida enquanto o pássaro ainda é novo, a solução dos sapatos é permanente.
O pássaro havia sido tratado em março, mas as imagens só foram postadas em agosto. Após seu tratamento, ele foi devolvido para a natureza em abril, e espera-se que tenha se recuperado completamente.