EnglishEspañolPortuguês

PROTEÇÃO

Partido trabalhista do Reino Unido planeja banir de vez a caça a raposas no país

Apesar da prática ser ilegal, brechas na legislação ainda permitem que elas sejam realizadas

20 de fevereiro de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Farlap | Alamy Stock Photo

O Partido Trabalhista, partido de oposição no Reino Unido, comprometeu-se a eliminar a caça à raposa “dentro de seu primeiro mandato” no poder. Atualmente, a caça com cães é ilegal no Reino Unido. No entanto, a prática continua sob a cobertura da “caça simulada”, onde os cães seguem um rastro previamente estabelecido até chegarem nas raposas.

Relatórios têm mostrado como, apesar da proibição, a caça ilegal à raposa continua a ter impactos devastadores em todo o Reino Unido. No ano passado, a Escócia introduziu nova legislação para reprimir a caça ilegal à raposa.

A caça com cães é ilegal desde 2004, quando o Partido Trabalhista promulgou o Ato de Caça. Desde então, tentativas do Partido Conservador de revogar a proibição não tiveram sucesso. Mesmo assim, permanece legal criar trilhas usando aromas artificiais, o que é amplamente reconhecido como uma “cortina de fumaça” para a caça real.

“As raposas ainda estão sendo mortas como resultado dessas brechas, e vamos fechar essas brechas”, disse Steve Reed, o secretário do meio ambiente, ao The Times. “Está na hora de a caça à raposa aparecer apenas nos livros de história”, acrescentou o deputado do Partido Trabalhista, Luke Pollard, em uma postagem no X.

A grande maioria do público do Reino Unido é contra a caça à raposa. Nos últimos anos, imagens de grupos de sabotadores de caça ganharam ampla atenção da mídia e abriram os olhos de mais pessoas para a crueldade dessa prática. Os oficiais de polícia especializados na caça de raposas do país havia chamado a situação atual de inviável, acrescentando que “a lei precisa ser revisada”.

Uma eleição geral deve ser realizada no Reino Unido antes de janeiro de 2025. Com o Partido Trabalhista confortavelmente à frente nas pesquisas e esperado para formar o próximo governo, isso poderia significar proteção para as raposas e outras formas de vida selvagem nos próximos cinco anos.

A ONG Proteja a Vida Selvagem saudou o compromisso do Partido Trabalhista em acabar com a caça à raposa. No entanto, em uma postagem, o grupo alertou contra tentativas de reforma. “É fácil dizer que eles vão ‘fortalecer o Ato de Caça’, mas o Ato de Caça é falho e está permitindo que as caçadas continuem matando a vida selvagem sem serem desencorajadas. A solução é uma nova proibição adequada de toda a caça com cães.”

    Você viu?

    Ir para o topo