Uma pesquisa realizada por Orsted, a desenvolvedora de energia eólica anteriormente conhecida como Dong Energy, e a Norway’s Statoil revelara que as baleias minke exibem “uma resposta clara” à dissuasão subaquática que pode ajudar a proteger as espécies do Atlântico Norte e a reduzir os custos de construção, informa o Telegraph.
Os animais respondem à frequência do dispositivo, evitando a área e aumentando o ritmo porque ignoram o alcance do dispositivo na zona de construção. Atualmente, os construtores de turbinas eólicas necessitam que trabalhadores observem as baleias e façam um intervalo nas construções caso ocorra a proximidade dos animais.
Ao aumentar o conhecimento sobre como afastar as baleias das construções, as empresas acreditam que podem reduzir custos.
Outras medidas serão usadas para manter as baleias na zona temporária de segurança, mas o dissuasor acústico será útil em condições difíceis ou com visibilidade fraca.
O programa da indústria conjunta de fontes renováveis offshore – financiado pela Innogy da Alemanha, Orsted e Statoil – fez a pesquisa juntamente com o grupo verde Carbon Trust. O dissuasor também foi considerado eficaz com focas e golfinhos.