EnglishEspañolPortuguês

Parque do Sóter (MS) pode virar área permanente para passeio com cães

12 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

O Parque poderá se transformar em área permanente para passeios com cachorros, de acordo com os organizadores da Cãominhada, que está em sua quarta edição

(Foto: Reprodução/Portal MS)

Segundo Carolina Salles, que faz parte da coordenação do projeto, a ideia inicial com o evento era tirar as pessoas do sedentarismo, mas na medida que o evento foi crescendo, está se consolidado a proposta de tornar o espaço, em determinado dia da semana, mês e ano, uma área de convivência entre os tutores e seus animais domésticos.
De pretexto para proporcionar um dia especial com diversas opções de lazer, esporte e integração social, a Cãominhada ganha mais adeptos a cada edição. Neste domingo, a Cãominhada atraiu ao Parque do Soter cerca de 500 pessoas, algumas com dois, três e até cinco cães.
Enquanto os tutores passeiam com os animais, as crianças se divertem com atividades de recreação e atrações, como a cama elástica, o pula-pula, piscinas de bolinhas e torneios esportivos. Entre as atrações, a Polícia do Exército apresentou cães adestrados.
Agora, com o sucesso do evento, o objetivo é abrir o parque permanentemente para que as pessoas possam passear com seu cão, diz Carolina, comparando o Sóter ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde há dias definidos para passeios com animais. Essa condição, no entanto, impõe algumas obrigações e deveres, com a sanidade, vacinação, equipamentos, guias e outros cuidados com a tutela de animais.
Na Cãominhada deste domingo no Parque do Sóter o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) faz aplicação de vacina antirrábica e a clínica veterinária Petit Bichon distribui 500 kits. Segundo o gerente da clínica, Edson da Costa Amorim, o kit é composto de uma camiseta, porção de ração (amostra), orientações sobre a leishmaniose e saquinhos para recolher fezes. Se cada um dos tutores de animais contribuir e deixar o parque limpo após o evento, estaremos atingindo nosso objetivo de poder abrir o espaço permanentemente, diz Carolina Salles.
O casal Anelise-José Luiz Moreira Santana é apaixonado por cães. Anelise e José levaram seus cinco cachorros ao passeio e tiveram trabalho para apartá-los. Ela tem dois e ele cinco animais. O casal mora na Nova Bahia e diz aprovar a ideia da caminhada com os animais. O Billy é um dos cinco cães e foi adotado no Abrigo dos Bichos. Entre as centenas de animais, chamava a atenção também o cãozinho de Ana Cristina de Sousa, 38, professora. Floquinho foi ao passeio.
Os participantes da promoção destacam a iniciativa, que tira a população do sedentarismo e combate o estresse dos animais. Durante a cãominhada, os tutores de animais recebem orientações sobre a guarda responsável, adoção e o tratamento das zooneses e, principalmente, a leishmaniose.
Fonte: Portal MS

Você viu?

Ir para o topo