Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)
Um setor do parlamento peruano apresentou um projeto de lei que visa penalizar com 2 a 4 anos de prisão quem realizar um ato de maus-tratos a um animal. As informações são do La Página.
A norma denominada “Lei que penaliza os maus-tratos a animais domésticos” pretende punir a crueldade e garantir uma saudável relação entre humanos e animais para evitar sofrimento desnecessário, disse o congressista Carlos Bruce, autor da iniciativa.
“Não alimentar, ou abandonar, estimular com drogas sem fins terapêuticos, forçá-los a participar de brigas, ou matar com perversidade, entre outros fatos, serão catalogados como atos de maus-tratos”, disse Bruce.
O Parlamento se reuniu depois de diversos episódios de crueldade extrema que causaram grande indignação pública, sobretudo em fevereiro, quando um jovem de 24 anos torturou e matou um gato e gravou as cenas para postar na internet através do Youtube. O fato causou grande ira da população que identificou o autor e foi até sua casa para agredi-lo.
Outro caso foi o do delegado municipal de Lima que jogou do quarto andar de seu edifício um cão, durante uma discussão com sua esposa.
O jovem que assassinou o gato requisitou proteção policial e foi multado no valor de 2.000 soles peruanos (aproximadamente 1.700 reais), deixando o crime sem pena justa, já que o Peru carece de leis especificas para punir este tipo de ações.
Bruce também confirmou que ainda não tem datas de quando serão discutidas as pautas do projeto no Congresso peruano.