De 30 de novembro a 02 de dezembro a Ampavoz, Associação de Amparo Defesa e Voz dos Animais, estará presente na Petnor, Feira de Negócios Pet do Norte Nordeste, que será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco.
A Ampavoz está focada na defesa da causa animal e tem argumentos, segundo Organização Mundial da Saúde são cerca de 30 milhões de animais abandonados, no Brasil, o que gera uma grave questão de saúde pública.
Para ajudar nos seus projetos, a associação estará com estande vendendo produtos, lembrancinhas e docinhos, cuja renda será revertida para castração de animais domiciliados ou não. Segundo a presidente da entidade Necy Moura, a expectativa é arrecadar dinheiro através da vendas dos produtos expostos que será convertido em castração de pet através do projeto Castração é o Bicho. “Acreditamos que conseguiremos apoio não só dos visitantes, mas também de empresas e expositores”.
Durante a feira a associação irá colocar animais para adoção, cães, cadelas, gatos e gatas, já castrados, estarão no estande aguardando um tutor . “São animais resgatado das ruas por ONGs, medicados e castrados que precisam de um lar, de amor, cuidado e segurança”, explica Carla Luna vice-presidente da entidade. Os visitantes também poderão ajudar doando ração que será destinada aos abrigos.
Ajudando animais
A Ampavoz é uma entidade que atua na luta pelos direitos dos animais e por políticas públicas, promovendo campanhas, palestras de conscientização e ações voltadas para controle populacional e combate aos maus-tratos.
Além de castração a Ampavoz também mantém outros projetos como o SOS Cavalos, que ajuda no resgate de animais de grande porte. Esses animais recebem assistência veterinária através de instituições de natureza pública e privada, em vários municípios de Pernambuco. Depois de tratados, eles são entregues para adoção responsável, longe da exploração das carroças.
Outro projeto também faz parte do rol de atuação da entidade que aposta na esterilização para evitar abandonos, o Projeto Castramóvel. Ele tem como objetivo principal ajudar os municípios a atender às demandas de esterilização de caninos e felinos. “Com esse projeto a gente atua no planejamento para transformação de veículo em uma mini sala de cirurgia para castração, tudo dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco.”, explica Necy .
Por que castrar?
Além do controle populacional e abandono, a castração traz outros benefícios como, evitar doenças uterinas e ovarianas nas fêmeas, cistos, tumores e infecções, e diminui a incidência das neoplasias mamárias.
Nos machos, previne doenças testiculares e reduz afecções prostáticas. O procedimento também pode interferir no comportamento do animal, deixando-o mais dócil e reduzindo a marcação territorial.