EnglishEspañolPortuguês

Para evitar morte de animais, petição pede fim da queima de fogos no Círio de Nazaré

9 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Rafaela Pietra (da Redação)

Aves morrem de ataques cardiacos por conta dos fogos - Foto: Divulgação
Aves morrem de ataques cardíacos por conta dos fogos – Foto: Divulgação

A SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) liberou a queima de fogos de artifício durante o Círio de Nazaré 2013, festa em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, realizada em Belém do Pará.

A queima de fogos de artifício é um grande risco para os animais, pois mata centenas dos pássaros que vivem nas árvores do entorno da basílica e nas ruas por onde segue a procissão de Nossa Senhora de Nazaré, além de amedrontar animais domésticos, como cães e gatos, levando muitos à morte. Todos os anos, após a queima de fogos, é comum ver diversos pássaros mortos por onde se passou a procissão, além de serem contabilizadas desaparecimentos de cães ou gatos apavorados, que fogem de suas casas com medo. É comum a mortandade por ataque cardíaco ou intoxicação, tanto de aves como de cães e gatos, já que estes ficam desesperados e atordoados com o barulho das explosões e pelos gases tóxicos gerados pelos fogos.

Para proteger estes animais, uma petição pública foi organizada, solicitando ao órgão competente que anule a licença concedida pela SEMMA para o uso de fogos de artifício durante a comemoração, além de que o Ministério publico tome as medidas judiciais cabíveis para apurar o fato.

“Em nome de uma comemoração de cunho religioso, que se busca celebrar a paz, o amor, misericórdia e solidariedade, não se pode abrir mão do direito à vida desses animais e nem se omitir diante da crueldade que ocorre”, diz o documento.

Ajude a frear a queima de fogos que provoca mortes tão cruéis. Assine a petição. (Clique aqui para assinar)

Você viu?

Ir para o topo