EnglishEspañolPortuguês

Papai Noel faz campanha contra tráfico internacional de animais em Chapecó (SC)

7 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Sirli Freitas

Um Papai Noel dentro de uma gaiola chamou a atenção de quem passava pelo centro de Chapecó (SC), na manhã desta terça-feira (7). O objetivo foi chamar a alertar das pessoas em relação ao tráfico internacional e o aprisionamento dos animais.

— A gaiola tira o direito deles de voar, de procriar e de buscar outros alimentos — afirmou o catarinense Élio Lazzaroto, que desde 1982 faz o personagem e em 1999 registrou o nome Papai Noel do Brasil.

Desde então atua de forma profissional com chegadas de helicóptero ou caravanas nos municípios dos três estados do Sul. Paralelo a esse trabalho ele desenvolve projetos ambientais.

Na manhã desta terça-feira, além de conscientizar a importância de deixar os animais livres, através da distribuição de uma revista, o Papai Noel entregou sementes de árvores nativas e, como não poderia faltar, um doce.

Beatriz Policena, de quatro anos, foi uma das que conversou com o Papai Noel. Sua mãe, Dione Machado, disse que é importante lutar pela liberdade dos animais. — É tão bonito ver eles soltos — disse.

Maria Eduarda Ribeiro, de nove anos, chorou quando viu o Papai Noel preso. Mas depois ficou feliz ao saber do objetivo. Ela define com uma palavra a situação de manter animais presos. — É horrível — disse. Ela e seu pai chamaram a Polícia Ambiental recentemente para denunciar um caçador.

O indígena Vinícius Salvador, de apenas quatro anos, também foi pegar um doce com o Papai Noel. Afinal, os Kaingang também lutam para preservar as matas, de onde tiram o alimento.

Na tarde desta terça-feira o Papai Noel vai estar novamente na esquina da avenida Getúlio Vargas com o calçadão da rua Benjamin Constant, das 16h às 18h30min. A criança que levar uma gaiola vazia vai receber uma coleção com 100 cartões telefônicos usados. A ação tem o apoio da RBS TV Chapecó.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo