Quatro animais foram levados do Orquidário de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura, os alvos foram um papagaio-de-cara-roxa, espécie quase ameaçada de extinção, dois saguis-de-tufos-brancos e um sagui-da-serra-escuro, espécie em perigo de extinção. Três adolescentes e duas crianças foram levados para o 7º DP de Santos por envolvimento no crime.
A Prefeitura de Santos explicou, por meio de nota, que os quatro animais foram levados entre a noite de sábado (12) e a madrugada de domingo (13), no período em que o local estava fechado. Os tratadores dos animais deram falta deles no início do expediente, por volta das 9h de domingo, e acionaram as autoridades policiais.
De acordo com a administração municipal, os papagaios e saguis abrigados no Orquidário têm anilhas e microchips para identificação. O papagaio foi recuperado nesta terça-feira, mas os saguis ainda não foram localizados.
A prefeitura informou que, durante a madrugada desta terça-feira, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para verificar a presença de um grupo suspeito perto de um canal, próximo ao Orquidário Municipal. Havia oito jovens, mas três fugiram ao verem as autoridades.
Com base nas câmeras de monitoramento, dois dos adolescentes foram identificados como sendo os autores do crime. Eles admitiram que planejavam levar mais animais com a ajuda dos outros três na manhã desta terça-feira. Três adolescentes e duas crianças foram levados para o 7º DP de Santos por envolvimento no crime.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que os três meninos mais novos foram liberados aos responsáveis, já os dois mais velhos foram encaminhados à Casa de Acolhimento de Santos, pois nenhum responsável foi localizado.
Fonte: G1