EnglishEspañolPortuguês

NIGÉRIA NIGÉRIA NIGÉRIA NIGÉRIA

Pangolins, macacos e tartaruga-marinhas são vendidos para consumo humano em feiras

,,,

25 de fevereiro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDABruna Araújo | Redação ANDABruna Araújo | Redação ANDABruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: WildatLife

Uma investigação feita pela WildatLife mostrou que os mercados úmidos da Nigéria são tão perigosos e terríveis quanto os da China. Pangolins, macacos, tartarugas-marinhas e outras espécies selvagens são vendidas livremente para consumo humano. Os animais são mantidos em jaulas imundas e mortos por açougueiros. Fotos e filmagens feitas secretamente mostram pangolins, cães e peixes-boi sendo cozinhados ainda vivos.

Foto: WildatLife

Especialistas que analisaram as imagens afirmam que o local é uma bomba relógio para o nascimento de uma nova pandemia. O local lembra exatamente o mercado úmido de Wuhan, na China, onde surgiu a Covid-19. Cientistas acredita que o novo coranavírus teve início com o consumo de animais selvagens através de uma transmissão zoonótica, na qual os vírus saltam dos animais para as pessoas. A covid-19 já causou a morte de mais de 2,5 milhões de pessoas.

Foto: WildatLife

As imagens feitas na Nigéria foram gravadas no mercado Oluwo Fish Market e além da crueldade intrínseca causada aos animais e aos riscos sanitários, agrava também o tráfico de animais e a extinção de espécies ameaçadas. Além dos animais mortos para consumo para consumo, o local também vende animais ameaçados para turistas e traficantes.

Malcolm Bennett, professor de doenças zoonóticas e emergentes da Universidade de Nottingham, disse ao MailOnline que mercados úmidos são a receita de um grande desastre mundial. “Se você quisesse maximizar o risco de transmissão zoonótica, misturaria o contato humano com uma ampla gama de animais, domésticos e selvagens, e os traria juntos vivos e mortos na mesma área”, disse.

As principais doenças zoonóticas que afetam humanos são a Covid-19, SARS, MERS, Ebola, HIV, peste bubônica, raiva, vírus do Nilo Ocidental e a doença de Lyme.

    Você viu?

    Ir para o topo