Stevie é um pequeno pangolim muito atarefado. Quando não está ocupado comendo cupins como lanche, está tomando um banho de lama ou brincando com qualquer coisa que encontre em seu caminho. De acordo com Sarah Kempen, porta-voz do Hospital Veterinário de Vida Selvagem de Joanesburgo, o animal gosta de brincar com pedras, galhos e tocos de árvores.
Em entrevista ao The Dodo, Sarah Kempen também contou que Stevie gosta de rolar ao redor desses elementos que encontra e é conhecido por rolar em pequenos aterros e cupinzeiros. O pequeno pangolim foi encontrado com caçadores na cidade sul-africana de Pretória quando ainda era um bebê. Quando a equipe de resgate o salvou, Stevie estava abaixo do peso e doente.
A carne do pangolim é considerada um petisco ou iguaria, enquanto suas escamas são muito apreciadas pelo uso na medicina tradicional asiática. Sarah Kemper diz que os pangolins são os mamíferos mais traficados do mundo e, suas vidas assim, como a dos seres humanos, estão em risco. O Hospital Veterinário de Vida Selvagem de Joanesburgo possui uma clínica para eles ficarem seguros, longe do hospital veterinário convencional.
Foi nesse hospital que a saúde do pequeno Stevie melhorou e ele engordou rapidamente. De acordo com Kempen, desde que o animal chegou no hospital, já engordou mais de quatro quilos, além de ter se tornado mais confiante. Segundo ela, Stevie até passou a procurar cupins por conta própria. Quando o animal chegou ao hospital, se alimentava de uma fórmula láctea especial mas passadas algumas semanas, com a melhora de sua saúde, Stevie saiu para procurar formigas e cupins.
Stevie foi separado de sua mãe muito cedo, por isso a equipe do hospital treinou o animal no comportamento natural de pangolim. No entanto, se existe algo que Stevie não precisou de ajuda para aprender, foi tomar banho de lama, uma das suas atividades preferidas.
Segundo Sarah Kempen, os animais dessa espécie são conhecidos pelos banhos de lama e esterco. No caso de Stevie, ela diz que assim que o animal vê uma poça de água, ele rola nela. Esse comportamento parece esfriar o animal de forma substancial, o que permite que ele se alimente por mais tempo e fique mais confortável já que não fica com tanto calor. Kempen acrescenta que os banhos de lama provavelmente não são somente para esfriar os pangolins, mas também uma potencial proteção contra parasitas.
Em breve Stevie começará o processo de adaptação para ser devolvido à natureza. O animal será monitorado de forma cuidadosa e também será levado para caminhadas diárias para que possa se aclimatar e se adaptar ao ambiente e aos novos alimentos. Quando ele estiver pronto para a liberação total, Stevie continuará a ser monitorado para manter sua segurança. Seu peso e progresso serão monitorados para garantir que o animal esteja saudável e feliz.
Graças a equipe que resgatou Stevie, o animal terá mais anos pela frente, tomando banhos de lama de forma despreocupada.