Um raro pangolim foi resgatado com vida, porém, muito debilitado durante uma operação policial em Pretória, na África do Sul. Segundo o The Mirror, ele foi mantido em um saco fechado por quase três semanas.
A médica veterinária Karins Lourens, uma das maiores especialistas em pangolins do mundo, explicou que esses animais são muito caçados por conta de suas escamas. Elas são usadas para medicina tradicional e para remover as escamas, eles são mortos de uma forma cruel.
Eles são fervidos vivos para remover as escamas, que são secas e assadas. Sua carne também é consumida na China e no Vietnã como uma suposta iguaria.
“Depois que as espécies nativas de pangolim da China foram extintas, todos os olhos se voltaram para os pangolins da África e eles têm deixado nossas costas a uma taxa assustadora para saciar o mercado medicinal e alimentício”, explicou Karins.
Esses animais gentis e de outro mundo são os mamíferos mais traficados do planeta e estão desaparecendo diante de nossos olhos”, completa.
Os pangolins são conhecidos como os guardiões da floresta porque protegem as florestas da destruição por cupins, mantendo um ecossistema equilibrado.
Especialistas dizem que se os pangolins forem extintos, haverá um impacto em cascata no meio ambiente.
Fonte: NDMais