Song Ya, uma panda fêmea selvagem de 10 anos, foi operada no Hospital Popular na Cidade de Yan’an no dia 2 de junho, após o diagnóstico de obstrução intestinal que a deixou doente e causou perda de peso, disse um porta-voz do Centro de Pesquisa e Proteção de Urso Panda da China em Wolong.
“O último exame mostra que ela voltou a ter apetite e ganhou peso”, disse o porta-voz.
Segundo o porta-voz, obstruções intestinais são comuns em pandas selvagens. Os sintomas incluem falta de apetite, dores de estômago e vômito.
Song Ya foi localizada em 23 de abril por aldeões no distrito de Aba da Sub-Região Autônoma de Etnias Tibetana e de Qiang. Os guardiães da panda a nomearam Song Ya, que significa pinheiro elegante.
Segundo o porta-voz, Song Ya ainda precisa de cuidados intensivos e observação médica antes de receber alta e voltar à natureza.
A Reserva Natural de Wolong, uma área de 200 mil hectares nas montanhas da Sub-Região Autônoma de Etnias Tibetana e de Qiang, é a maior e mais antiga reserva natural nacional. Na reserva vivem cerca de 60% da população de pandas de todo o mundo.
Dados da Administração Nacional dos Recursos Florestais mostram que aproximadamente 1.600 pandas vivem soltos na natureza.
Fonte: CRI