EnglishEspañolPortuguês

Panda se recupera após cirurgia em centro chinês

19 de junho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Um panda gigante que foi encontrado em abril nas montanhas na província de Sichuan, sudoeste da China vem mostrando sinais de boa recuperação duas semanas após uma cirurgia de obstrução intestinal.

Song Ya, uma panda fêmea selvagem de 10 anos, foi operada no Hospital Popular na Cidade de Yan’an no dia 2 de junho, após o diagnóstico de obstrução intestinal que a deixou doente e causou perda de peso, disse um porta-voz do Centro de Pesquisa e Proteção de Urso Panda da China em Wolong.

Song Ya foi encontrada muito magra e fraca. Foto: Divulgacão/ Chinapanda.org

“O último exame mostra que ela voltou a ter apetite e ganhou peso”, disse o porta-voz.

Segundo o porta-voz, obstruções intestinais são comuns em pandas selvagens. Os sintomas incluem falta de apetite, dores de estômago e vômito.

Song Ya foi localizada em 23 de abril por aldeões no distrito de Aba da Sub-Região Autônoma de Etnias Tibetana e de Qiang. Os guardiães da panda a nomearam Song Ya, que significa pinheiro elegante.

Segundo o porta-voz, Song Ya ainda precisa de cuidados intensivos e observação médica antes de receber alta e voltar à natureza.

A Reserva Natural de Wolong, uma área de 200 mil hectares nas montanhas da Sub-Região Autônoma de Etnias Tibetana e de Qiang, é a maior e mais antiga reserva natural nacional. Na reserva vivem cerca de 60% da população de pandas de todo o mundo.

Dados da Administração Nacional dos Recursos Florestais mostram que aproximadamente 1.600 pandas vivem soltos na natureza.

Fonte: CRI

Você viu?

Ir para o topo