A pamonha é uma deliciosa iguaria que tem origem indígena e ganhou diversas variações no Nordeste, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e até mesmo Paraná. Muitos acreditam que o leite de origem animal é fundamental para fazer pamonha, mas é totalmente possível fazer uma receita vegana e saborosa. Confira abaixo:
Ingredientes
– 12 espigas de milho verde com palha
– 1 xícara de açúcar
– 1 xícara de leite de coco
Preparação
Retire todas as palhas das espigas de milho, guardando as mais bonitas para embrulhar a pamonha depois.
Com uma faca, ajuste a lâmina entre um fileira de grãos e outra e vá empurrando os grãos de forma que saiam inteiro do sabugo, ou corte-os bem rente com uma faca, raspando depois o sabugo com uma colher para remover o resto de polpa de milho que ficou no sabugo.
Moa os grãos de milho no processador de alimentos ou bata-os no liquidificador com um mínimo de água ou leite, só o suficiente para facilitar o processo.
Coloque a massa numa tigela, acrescente o açúcar e o leite de coco e mexa até obter uma massa homogênea. Use as palhas previamente aferventadas e faça uma espécie de saquinho.
Preencha com massa só até a metade. Com outra palha, feche por cima e amarre com barbante.
Em uma panela grande, ferva uma boa quantidade de água, e, após a fervura completa, comece a adicionar as pamonhas, uma por uma – mas não se esqueça: somente depois da fervura completa da água.
Coloque alguns sabugos de milho por cima, para que as pamonhas fiquem submersas.
Cozinhe por aproximadamente 40 minutos, retire as pamonhas escorrendo-as com uma escumadeira. Sirva morna ou fria.