Por Rauane Rocha
O Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) está reunido em Interlaken, na Suíça. A pauta do encontro que começou na segunda-feira (13) é a análise do Relatório Síntese do 6º ciclo de avaliação dos avanços científicos relacionados às mudanças climáticas. As atividades seguem até a sexta-feira (17). Entretanto o resultado só será divulgado no dia 20 de março.
Esta é a 58ª Sessão do painel criado pelo Programa ONU Meio Ambiente e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1988. Desde então, o objetivo do IPCC então é avaliar a mudança do clima por meio de pesquisas científicas sobre o tema. O órgão possui 195 países membros.
O Painel avalia periodicamente as implicações e os riscos das mudanças climáticas. As informações são para políticas de mitigação e adaptação. Desta forma, os relatórios do IPCC funcionam como diretrizes práticas para ações contra os gases de efeito estufa.
Relatório Síntese
O IPCC produz o Relatório Síntese sobre mudanças climáticas a cada sete anos. O relatório atual foi então concluído em 2014 e foi a base para o Acordo de Paris (2015). Na Suiça, cientistas e diplomatas de quase 200 países estão analisando as atividades dos últimos sete anos. Porque essa análise se tornará uma diretriz para ações de governos em todo mundo em relação ao clima.
O encontro debate temas como as causas da mudança do clima e os eventos meteorológicos extremos. Além disso, o encontro promove um debate sobre os avanços científicos para conter o efeito estufa.
o IPCC produziu seis Relatórios Síntese desde 1988. Três Grupos de Trabalhos que realizam as avaliações de artigos científicos publicados sobre mudanças climáticas em todo o mundo. Assim, o foco das atividades são ciência, impactos, vulnerabilidade e mitigação da mudança do clima.
Fim do ciclo
Os relatórios anuais dos três grupos são base para a formulação do Relatório Síntese, que encerra os ciclos em sete anos. Pois o documento que será divulgado ainda este mês conta com seis relatórios já divulgados pelo IPCC desde 2015, através de mais de 18 mil estudos científicos desde o início do ciclo.
Sendo assim, o 6° Relatório Síntese das Mudanças Climáticas também será um documento importante para a próxima conferência do clima da ONU (COP 28), que será realizada em dezembro, em Dubai.
Fonte Sagres