Kiki nasceu com uma condição que a impossibilita de andar pelas próprias patas, mas que a tornou no animal mais veloz de todo o santuário. Com a ajuda dos cuidadores do abrigo, ela recebeu uma cadeira de rodas motorizada, que conduz sozinha com um comando através de movimentos com a cabeça.
A mãe de Kiki contraiu um vírus durante a gestação, que fez com que a pequena nascesse com problemas de articulações e coluna. A mãe rejeitou-a ao nascer devido à condição, e quando tinha apenas 11 dias de vida, o sítio onde ambas viviam entregou-a ao santuário Don´t Forget Us, Pet Us, em Massachusetts, Estados Unidos da América, por considerar que não teria capacidade de acomodar as suas necessidades especiais, explicou o centro ao The Telegraph.
A ovelha não consegue mover-se sozinha, mas sente estímulos, e chegou à sua casa definitiva em dezembro de 2021. Durante os primeiros meses no abrigo, os trabalhadores focaram numa possível melhoria, com fisioterapia, tratamentos de quiropraxia, terapia a lazer e cirurgia, mas sem sucesso.
Deb Devlin, responsável pelo centro, optou por dar brinquedos a Kiki como forma de enriquecimento, e deu-se conta da destreza com que a ovelha operava os objetos interativos, utilizando a cabeça.“Quando dominou o brinquedo, apertava os botões até chegar à sua canção favorita”, contou a fundadora. “Parava, pousava a cabeça e ficava olhando para cima, ouvindo a música”, acrescenta.
A capacidade de controlar os brinquedos levou a responsável a pensar na possibilidade de uma cadeira de rodas motorizada, que a ovelha pudesse guiar sozinha. “Sempre soube que ela conseguiria, porque no momento em que aproximasse do joystick, ela entenderia como fazer”, afirmou Deb Devlin.
Uma equipa de cinco voluntários dedicou-se à missão de adaptar um carrinho para que Kiki pudesse manobrar, o que provou não ser tarefa fácil. A cuidadora optou por contatar uma loja de cadeira de rodas em North Kingston, Rhode Island (EUA), e conseguiu a cadeira especial com a ajuda de donativos. Kiki aprendeu rapidamente a operá-la, utilizando o focinho para empurrar o comando na direção que pretende ir.
A liberdade trouxe ao de cima o seu lado mais obstinado. “Dizemos a ela para parar e ela olha para nós e vai embora. É hilariante”, adiantou Jess Bullock, uma das voluntárias. “Ela é tão cheia de alegria. É um absoluto raio de sol. Adora o movimento da cadeira”, acrescentou.
A equipe decidiu partilhar a história de Kiki online, e a ovelha tornou-se na maior inspiração entre os 40 animais de que o santuário cuida. Veja o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram