Um ouriço foi cruelmente morto após criminosos amarrarem um fogo de artifício a sua cabeça e detonarem o dispositivo – o crime ocorreu em Lancashire, na Inglaterra.
Os ferimentos do animal foram tão graves que ele teve de ser induzido à morte em Pendlebury Close, Longton, na noite de 8 de novembro.
A polícia de Lancashire disse em um post no Facebook: “É uma grande tristeza dizer que o ouriço teve que ser sacrificado devido à extensão dos ferimentos decorrente da explosão”.
“Solicitamos que qualquer pessoa que possa ter alguma informação sobre esse incidente se apresente”, dizia o texto da publicação.
As autoridades responsáveis pediam ainda, que qualquer pessoa com informações ligasse para a polícia sendo que poderia fornecer as informações anonimamente.
Revolta nas redes sociais
O triste incidente ocorre em seguida de milhares de residentes de Staffordshire e Stoke-on-Trent (cidades inglesas) terem assinado uma petição pedindo a proibição da venda de fogos de artifício ao público em geral.
A notícia da morte do ouriço foi recebida com uma onda de raiva e revolta nas mídias sociais.
Um comentário dizia: “Isso é doentio! Um ato de uma mente muito perturbada, não de um comportamento normal para infligir tanta dor a um animal vivo. Se alguém sabe quem fez isso, faça a coisa certa e denuncie o culpado agora!”.
Outra mulher escreveu: “Vou fazer uma doação para o Preston Hedgehog Rescue – seria fantástico que as pessoas se sentissem tão fortemente tristes ou zangadas pelo pobre pequeno animal e ajudassem todos os outros ouriços e animais aos cuidados do Preston Hedgehog Rescue (Centro de Resgate de Ouriços de Preston). Não podemos salvar esse pobre ouriço, mas podemos tentar ajudar a salvar todos os outros”.
Em sua página no Facebook, o Preston Hedgehog Rescue disse que foi inundado com pedidos para dar lar temporários aos ouriços e estava trabalhando com esses voluntários.
O Centro de Resgate criou uma página de angariação de fundos, Help the Hedgehogs (Ajude os Ouriços) de Preston e arredores.
E um usuário do Facebook, falando sobre a morte do animal, perguntou: “Como eles podem fazer isso com um doce ouriço?”
Mais crueldade contra ouriços
O incidente acontece apenas alguns dias depois que dois meninos, de 11 e 14 anos, admitiram, em um tribunal inglês, chutar um ouriço até a morte.
Os estudantes se depararam com o animal indefeso, apelidado de “Little Man” (Homenzinho) pelos habitantes locais, em Hayton Close, Sunderland, em setembro.
A polícia, que investiga o ataque, descobriu outros vídeos de crueldade contra animais em um dos telefones dos garotos. Os filmes incluíam os jovens incentivando um cachorro a ferir fatalmente filhotes de coelhos e pombos.
No Tribunal de Magistrados do Sul de Tyneside os meninos se declararam culpados de cinco crimes contra a vida selvagem. Eles foram encaminhados para a equipe de jovens infratores e uma das opções de sentença é a reeducação por meio do voluntariado em uma instituição de caridade pela vida selvagem.
A polícia permanece investigando o caso do ouriço morto pela explosão do fogo de artifício e procurando pelos responsáveis pelo ato de crueldade.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.