EnglishEspañolPortuguês

Os cuidados para uma viagem tranquila com animais

21 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O cão labrador Tapa teve de implantar um chip subcutâneo para viajar pelos países da União Europeia, uma exigência básica para o ingresso de animais domésticos nos países europeus. Outra, necessária para sair do Brasil rumo a qualquer destino, é obter o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), emitido pelo Ministério da Agricultura.

Antes de seguir as pegadas de animais viajados como Tapa, especialistas recomendam fazer viagens curtas com seu animal. “O ideal é começar com roteiros de fim de semana para que o animal se acostume. Longos deslocamentos podem estressá-los”, diz Larissa Rios, de 37 anos, cuja melhor amiga, a golden retriever Cléo, a inspirou a criar o portal turismo4patas.com.br, especializado em viagens com animais.

Larissa, formada em Turismo, queria pegar estrada com Cléo, mas esbarrava na falta de informação sobre o assunto. Assim, resolveu cobrir essa brecha no mercado. “Não é uma agência de viagens convencional, não vendemos pacotes, mas organizamos alguns eventos com a participação de tutores e animais”, diz.

Outro serviço bacana é efetuar, por meio do site, reservas em hotéis pet friendly – todos submetidos ao crivo de Cléo, que visita e avalia os estabelecimentos ao lado de Larissa. “Criamos até um selo de qualidade”, diz.

A experiência delas vale muito para quem ainda não se sentiu à vontade para viajar com seu animal doméstico. “Antes de encarar uma viagem, é melhor avaliar se o perfil dele condiz com a proposta. Se o animal for sedentário, melhor não levá-lo para trilhas longas. Se não estiver adaptado à água, evite atividades como rafting, por exemplo.”

Outra dica é levar uma bagagem individual, com as coisas usadas por ele no dia a dia. Nada disso adianta, contudo, se o animal não estiver saudável. “Para viajar ele precisa de um atestado de saúde e estar com o certificado de vacinação em dia”, adverte o veterinário Domingos Mucciacito.

Fonte: Estadão 

Você viu?

Ir para o topo