Por Raquel Soldera (da Redação)
As péssimas condições de vida dos animais que são explorados em circos estão detalhadas em um relatório sobre os maus-tratos aos animais, que foi apresentado nesta segunda-feira, 03, pela Animal Defenders International (ADI), no Palácio Legislativo de Lima, no Peru.
O objetivo da apresentação do relatório é fazer com que o Congresso da República aprove uma lei que proíba o uso de animais em circos.
O coordenador da América Latina da Animal Defenders International, Juan Pablo Olmos, disse que a apresentação explica os maus-tratos sofridos por essas vítimas indefesas, utilizadas apenas para que os circos obtenham lucro.
“Está demonstrado que, no mundo inteiro, os circos que atraem o maior número de pessoas e alcançam maior rentabilidade são aqueles que não utilizam animais em seus espetáculos. E nós queremos promover esses circos no Peru, tanto nacionais como estrangeiros”, disse Olmos.
A Animal Defenders International, um dos principais nomes na luta global contra os maus-tratos de animais, aponta também no estudo que a Direção Geral dos Recursos Florestais e da Fauna Silvestre, do Ministério da Agricultura, abriu vários inquéritos na última década contra os circos com animais localizados em Ica, Lambayeque e Lima, por infrações cometidas, e que resultaram em sanções exemplares.
Além da apresentação do relatório, também será exibido um documentário que “irá mostrar o sofrimento animal que existe por trás da magia e do brilho circense”, disse Olmos.
Espera-se que a iniciativa da Animal Defenders International conscientize as autoridades peruanas pelo fim da exploração de animais pelos circos.
Com informações de La República