Um filhotinho de veado é a primeira vítima dos incêndios florestais no Pantanal a precisar ser resgatada. O pequeno foi salvo por brigadistas do Prevfogo/Ibama, em Corumbá, a 428 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Pedro Nunes e Edenilson Fernandes da Brigada Kadiwéu 1 encontraram o veado com as patas e focinho queimados. Eles procuraram pela mãe ao entorno do local, onde o fogo se aproximava, mas não encontraram.
Como no filme ‘Bambi’, da Disney, ele se perdeu a mãe durante um incêndio. No entanto, não teve o final feliz do reencontro. Uma das características dessa espécie é deixar os filhotes escondidos na vegetação densa nas primeiras semanas de vida. Eles permanecem com a mãe durante oito meses ou até o nascimento da próxima cria.
O veadinho foi encaminhado para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) que faz o trabalho de estabilização dos animais resgatados. A ação faz parte da Operação Arca de Noe, da DBFlo (Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas), do Ibama.
Este é o primeiro animal que se tem notícia de que houve a necessidade de remoção do local. Até então, só foram encontrados animais incinerados ou pegadas dos indivíduos que conseguiram escapar.
Conforme a informação do Ibama, o pequeno foi alimentado e encaminhado para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande. Ele passará por tratamento e passará por avaliação para futura reintrodução na natureza.
Fonte: Campo Grande News