O óleo de palma, também conhecido como azeite de dendê, muito famoso na culinária baiana, é fruto da árvore dendezeiro, uma palmeira de origem africana que chegou até o Brasil em meados do século XVII e também se popularizou em outros países de clima tropical, como Malásia e Indonésia, que atualmente são os principais cultivadores e produtores do óleo do mundo. O óleo de palma em si é totalmente de origem vegetal, mas o que muitos não sabem é que há muita crueldade envolvida na plantação e extração dessa substância.
Onipresente em muitos produtos alimentícios e cosméticos, como macarrão instantâneo, doces, shampoos, biscoitos e maquiagens, a indústria de óleo de palma causou a morte de mais cem mil orangotangos nos últimos anos na Indonésia. Esses animais têm seus lares destruídos pelo desmatamento, são incendiados vivos em queimadas e capturados e mortos para consumo. Além de causar tanto sofrimento a esses primatas, a destruição de florestas para dar lugar a plantações de óleo de palma acentua as consequências das mudanças climáticas.
Santuários
O Nyaru Menteng Orangutan Rehabilitation Center (Centro de Reabilitação de Orangotango Nyaru Menteng, em tradução livre) fica localizado em Bornéu, na Indonésia, é uma referência no cuidado de orangotangos órfãos em razão do desmatamento causado pela extração de óleo de palma no país. Recentemente, o santuário acolheu três filhotes, que agora estão experimentando a segurança e a companhia de outros animais da mesma espécie.
A pequena Aiko é muito brincalhona e aprende tudo muito rapidamente. Ela chegou ao santuário quando tinha apenas três meses e já sabe subir em árvores, o que é fundamental para um orangotango em crescimento. Aiko também ganhou uma mãe adotiva, que não cansa de mimá-la e enchê-la de cuidados e muito carinho. A doce bebê orangotango está recuperando sua autoestima e deixando o seu passado tenebroso para trás.
Ramangai é um grande amigo de Aiko, mas ainda não tem tanto desenvoltura. Ele ainda não escala tão bem, mas está se esforçando. Nem por isso ele se sente desanimado, ele adora brincar não chão e sempre buscar ver o lado positivo das coisas. Onyer é o mais velho e é cheio de confiança. Ele adora brincar, escalar e socializar com orangotangos de todas as idades. Confira no vídeo abaixo: